Os pulmões de Goiana estão afetados por falta de planejamento de arborização
Prefeitura de Goiana prioriza praças e calçadões acabando com as árvores
Mesmo com as chuvas torrenciais em Goiana, as fortes ondas de calor têm afetado e causado dificuldades de respirar e caminhar pelas ruas e praças da cidade, a falta de arborização também é responsável pelos dias quentes. Basta dar uma volta na cidade para ver que a maiorias das praças em reforma não tem mais arvores, reformas estas que tem data para começar, mas não tem para terminar.
A estética de uma cidade não se faz apenas com praças, calçadões ou grandes avenidas, ambas são de suma importância para o desenvolvimento territorial, mas no ponto de vista da saúde a falta de arvoredos se torna prejudicial, elevando assim o aumento de pessoas com problemas respiratórios aos postos de saúde. É sabido que a cidade é extremamente cimentadas e asfaltadas, características que aumentam a zona de calor e desconforto que as pessoas sentem.
Segundo moradores da cidade o prefeito Eduardo Honório parece não gostar muito de arvores, motivo este que justificaria tantas árvores cortadas sobrando apenas concreto e calor. É preciso que a “Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Goiana” elabore um planejamento e coloque em prática urgentemente. Um plano humanizado de arborização nas praças em que foram ali cortadas as árvores.
Priorizar o comércio, a saúde, segurança pública e demais instituições da cidade é tão importante quanto priorizar as árvores para o bem estar de seus habitantes. Que além da estética, a vegetação atrai aves, purifica o ar, propicia sombra, contribui para o balanço hídrico do solo e diminui o impacto das chuvas, assim como o da poluição sonora. Existem estudos que mostra que uma cidade arborizada reduz em até 30% a poluição de uma cidade.
No entanto, vale um alerta sobre o plantio inadequado de plantas, que são prejudiciais tanto para os equipamentos urbanos, especialmente as calçadas, quanto para a própria vegetação, que pode crescer sem espaço. Outro grande problema são as podas feitas de forma equivocadas que enfraquecem as árvores e interferem no desenho de suas copas. “Nos períodos de chuva, as árvores caem muito facilmente com as tempestades e por quê? Porque elas estão maltratadas”.
COMENTÁRIOS